• Home
  • Arrais Amador (ARA)

Arrais Amador Premium

Consulte turmas abertas - Máx. 5 alunos na lancha
Carga Horária: 10 hs (prática e teórica)
Curso Completo : R$ 960,00 ou até 10x parcelado
Aulas "in company" e Família : consulte

Dias e Horários no Rio - Aula Teórica: quartas e quintas - 18:30 às 21:30 - Iate Clube do Rio de Janeiro. Prática : sábado ou domingo das 08:30 às 13:00
Dias e Horários em Niterói - Aula Teórica: sabado - 08:30 às 13:30 - Clube Naval Charitas. Prática : sábado ou domingo das 08:30 às 13:00 
Material de estudo : Apostila e Simulados


O curso de Arrais Amador é o passo inicial para àqueles que desejam estar habilitados a conduzir embarcações de esporte e recreio , dentro dos limites da navegação interior , delimitados pela Capitania dos Portos.

A Navegart não se limitará a abordar apenas os temas previstos no programa da NORMAM-03 , mas também proporcionará aos alunos uma visão abrangente deste fascinante ambiente que é o mar , suas peculiaridades , normas de conduta e , principalmente , como respeitá-lo para que realizemos nossas atividades de lazer ou trabalho de forma segura e prazerosa .

Após a aula prática o aluno receberá o Atestados de Treinamento, documento obrigatório para inscrição na Capitania dos Portos para realização da prova escrita .

Conteúdo do curso : Todo o preconizado pela NORMAM-03 além da vivência dos instrutores.

Local das aulas teóricas Rio : Av. Pasteur , 333 , Urca

Local das aulas teóricas Niterói : Clube Naval Charitas

Aulas para grupos fechados também estão disponíveis.

Local das aulas práticas : Baía da Guanabara . Máximo 5 alunos na lancha a cada aula.

Material didático : Apostila e Simulados com mais de 1.000 questões de provas anteriores.

Instrutores : Todos os instrutores dos cursos amadores ( Arrais , Mestre e Capitão ) da Navegart são oficiais da reserva da Marinha de Guerra do Brasil , alguns também com dupla diplomação como oficiais da Marinha Mercante .

*IMPORTANTE : Cancelamento sem ônus em até 36 horas antes da aula agendada . O não comparecimento no dia e hora agendados implicará na taxa de R$ 190,00 para reagendamento .

Cancelamento do Curso : caso não se alcance o número mínimo estipulado pela Direção para viabilidade do curso , a Navegart se reserva o direito de cancelamento do mesmo e consequente devolução dos valores pagos .

Curso "in company" : o curso poderá ser ministrado nas empresas ou instituições interessadas .

Desistência : a desistência e cancelamento da inscrição com a respectiva devolução do valor pago só será possível até 5 dias úteis antes do início das aulas . 

Conteúdo Programático de acordo com a NORMAM 03 :

a) Conhecimentos gerais sobre:

1) termos náuticos, nomenclatura, peças e partes das embarcações, direções relativas, marinharia, nós e voltas;
2) manobras de fundeio, suspender, aproximação a margem, atracar, desatracar, pegar a boia; manobras de resgate de homem ao mar;
3) preparação da embarcação para a navegação: abastecimento de gêneros, água, combustível; salvatagem; e plano de navegação;
4) sistemas de propulsão a motor e a vela, sistema de leme e seus efeitos, manobra em espaço limitado com emprego de um e/ou dois hélices;
5) identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas e leme e seus efeitos;
6) prevenção e combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores;
7) primeiros socorros e pronto atendimento; e
8) técnicas básicas para a sobrevivência e segurança no mar, em rios, lagos e lagoas.

b) Equipamentos de salvatagem, segurança e sobrevivência no mar, coletes salva-vidas, boias circulares, pirotécnicos, uso da palamenta, botes orgânicos e balsas salva-vidas de abandono.
c) Instrumentos náuticos e eletrônicos, agulha magnética (bússola), odômetro, tacômetro, anemômetro, GNSS, ecobatímetro.
d) Meteorologia: Noções de meteorologia e consulta à “previsão do tempo”, disponível nos sites “www.dhn.mar.mil.br” e “www.cptec.inpe.br” e no aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível no “Google Play Store” e na “Apple Store”.
e) Conhecimento e utilização das marés na navegação:

1) comportamento das marés;
2) conhecimento das curvas de marés; e
3) uso de Tábuas de Marés.

f) RIPEAM- Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar:

1) luzes e marcas de navegação;
2) sinais sonoros e luminosos; e
3) regras de governo.

g) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos.
h) Conhecimentos do sistema de comunicação móvel marítimo em VHF (fixo e portátil): equipamentos, procedimentos, frequências de chamada de rotina, de socorro, de urgência, de segurança e trânsito.
i) Conhecimentos básicos de estabilidade de embarcações. Distribuição de peso a bordo, enfrentamento de mau tempo e movimentos de balanço, caturro e cabeceio.
j) Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA – Decreto no 2596/98) e NORMAM-03/DPC.

 

 

Instrutores

LEONARDO BAPTISTA

Primeiro-Tenente (IM) da Reseva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Administração de Sistemas e Logística . Oficicial de Logística do RbAm Tridende - R22 ( SALVAMAR BRASIL ), habilitado ao serviço de Oficial de Manobra , participando de inúmeros salvamentos e buscas no litoral sudeste . Oficial de Logística do NDD Rio de Janeiro- G31 , em missões nos EUA , Caribe e Brasil . Capitão Amador
  • LEONARDO BAPTISTA

    Primeiro-Tenente (IM) da Reseva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Administração de Sistemas e Logística . Oficicial de Logística do RbAm Tridende - R22 ( SALVAMAR BRASIL ), habilitado ao serviço de Oficial de Manobra , participando de inúmeros salvamentos e buscas no litoral sudeste . Oficial de Logística do NDD Rio de Janeiro- G31 , em missões nos EUA , Caribe e Brasil . Capitão Amador
     
     
     

    Tags: ARRAIS, curso, rio, niteroi, habilitação, amador

    Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

    Sobre nós


    Somos profissionais apaixonados pelo mar e o tornamos nosso ambiente de “trabalho”. Temos por ele enorme respeito e profunda consciência da necessidade de sua preservação.

    Compartilhamos o propósito de levar nossa experiência de décadas dedicadas às atividades marinheiras, seja em navios da Marinha do Brasil, em navios mercantes ou ainda em barcos de lazer, com aqueles que desejam iniciar ou aperfeiçoar suas habilidades náuticas, com segurança, nesta que é uma das mais antigas artes da humanidade, a Arte de Navegar !

    Contate-nos

     

     envelope  21 999.432.777


    envelope   contato@navegart.eco.br

     

    Cadastre-se em nossa newsletter