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Mestre Amador - INTENSIVO

Carga Horária: 20 horas
Dias: 3ª,4ª,5ª e 3ª,4ª e 5ª 18:00 às 21:00H
Preço: R$ 1.250,00 à vista ou em até 10x.

Querendo navegar do Rio a Angra ? Búzios ? Ou ainda até Salvador ?

O curso de Mestre Amador se destina àqueles que desejam estar habilitados a conduzir embarcações de esporte e recreio , entre portos nacionais e dentro dos limites da navegação costeira . As aulas de navegação são o ponto forte deste curso ministrado por profissionais com anos de experiência no mar . 

A Navegart não se limitará a abordar apenas os temas previstos no programa da NORMAM-03 , mas também proporcionará aos alunos uma visão abrangente deste fascinante ambiente que é o mar , suas peculiaridades , normas de conduta e , principalmente , como respeitá-lo para que realizemos nossas atividades de lazer ou trabalho de forma segura e prazerosa .

Local das aulas teóricas : Av. Pasteur nr. 333 , Urca

Material didático : Apostila e Simulados . Por empréstimo ( régua paralela , carta náutica ,compassos , publicações , lápis , borracha ) . Caso o aluno deseje , o material didático poderá ser adquirido .

Instrutores : Todos os instrutores dos cursos amadores ( Arrais , Mestre e Capitão ) da Navegart são oficiais da reserva da Marinha de Guerra do Brasil , alguns também com dupla diplomação como oficiais da Marinha Mercante .

Cancelamento do Curso : caso não se alcance o número mínimo estipulado pela Direção para viabilidade do curso , o CEMAR se reserva o direito de cancelamento do mesmo e consequente devolução dos valores pagos .

Curso "in company" : o curso poderá ser ministrado nas empresas ou instituições interessadas .

*IMPORTANTE: a desistência e cancelamento da inscrição com a respectiva devolução do valor pago só será possível até 15 dias úteis antes do início das aulas. Os valores pagos entretanto poderão ser utilizados na contratação de outros cursos/serviços da Navegart ou transferidos para outro aluno em um novo curso.

Conteúdo Programático de acordo com a NORMAM 03 :

O programa para o exame versará sobre Navegação Costeira, abordando os seguintes conhecimentos:

a) Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras (Ref. Carta 12.000 (INT-1) da DHN).
b) Navegação estimada e costeira: plotagem de um ponto por coordenadas geográficas e por linhas de posição; conversão de rumos e marcações; determinação da posição de partida e chegada por marcações simultâneas e sucessivas; distância entre dois pontos; determinação do desvio da agulha por alinhamento, curva de desvio da agulha, declinação magnética, influência da corrente e do vento, utilização de auxílios visuais à navegação (faróis, faroletes, boias e balizas).
c) Instrumentos náuticos: agulhas (magnética e giroscópica); odômetro (de fundo e de superfície); prumo de mão; alidades.
d) Operação dos sistemas de navegação por satélite (GNSS/DGNSS).
e) Noções sobre de estabilidade e flutuabilidade de uma embarcação.

f) Conhecimento e utilização das marés na navegação:
1) comportamento das marés;
2) conhecimento das curvas de marés; e
3) uso de Tábuas de Marés.

g) Conhecimento e uso da Carta Náutica e publicações de auxílio à navegação.
h) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais sonoros e luminosos.
i) Conceitos básicos de funcionamento e utilização do radar na navegação.
j) Conceitos básicos de funcionamento e utilização do ecobatímetro.
k) Meteorologia: Conhecimento e interpretação de Cartas Sinóticas, Boletins Meteorológicos, imagens satélite e avisos de mau tempo, características das frentes, nevoeiros, nuvens e ciclones extra-tropicais, conhecimento dos ventos predominantes na costa do Brasil e dos principais instrumentos meteorológicos.
l) Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações náuticas.
m) Comunicações na navegação costeira: conceitos e funcionamento do sistema VHF, equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamadas de emergência, chamadas de rotina e trânsito; Rede Nacional de Estações Costeiras (RENEC).
n) Conhecimento básico do funcionamento do EPIRB e AIS.

o) Conhecimento básico sobre sobrevivência no mar:
1) técnicas e procedimentos para a sobrevivência no mar; e
2) equipamentos de salvatagem, segurança e sobrevivência no mar, coletes salvavidas, boias circulares, pirotécnicos, balsas salva-vidas e suas palamentas, botes de abandono.

p) Conhecimento e uso do RIPEAM – sinais sonoros e luminosos; regras de governo; luzes e marcas.

 

 

Instrutores

SYLVIO TRINTA

Capitão de Mar e Guerra da Reserva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Hidrografia e Navegação . Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante (MM) . Comandante, imediato e oficial de náutica e convés de diversos navios da MB e MM, com cerca de 20 anos de embarque na carreira. . Foi instrutor durante anos na MB, onde ministrou aulas de navegação, operações, manobras, hidrografia, meteorologia e mergulho, dentre outras disciplinas, em diversos Centros de Instrução e Adestramento . Possui experiência internacional na área de ensino, como assessor e instrutor da Marinha da Namíbia . Na iniciativa privada tem ministrado aulas e prestado consultoria em renomadas instituições, principalmente nas áreas de navegação, segurança, mergulho e legislação marítima.
  • SYLVIO TRINTA

    Capitão de Mar e Guerra da Reserva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Hidrografia e Navegação . Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante (MM) . Comandante, imediato e oficial de náutica e convés de diversos navios da MB e MM, com cerca de 20 anos de embarque na carreira. . Foi instrutor durante anos na MB, onde ministrou aulas de navegação, operações, manobras, hidrografia, meteorologia e mergulho, dentre outras disciplinas, em diversos Centros de Instrução e Adestramento . Possui experiência internacional na área de ensino, como assessor e instrutor da Marinha da Namíbia . Na iniciativa privada tem ministrado aulas e prestado consultoria em renomadas instituições, principalmente nas áreas de navegação, segurança, mergulho e legislação marítima.

    LEONARDO BAPTISTA

    Primeiro-Tenente (IM) da Reseva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Administração de Sistemas e Logística . Oficicial de Logística do RbAm Tridende - R22 ( SALVAMAR BRASIL ), habilitado ao serviço de Oficial de Manobra , participando de inúmeros salvamentos e buscas no litoral sudeste . Oficial de Logística do NDD Rio de Janeiro- G31 , em missões nos EUA , Caribe e Brasil . Capitão Amador
    • LEONARDO BAPTISTA

      Primeiro-Tenente (IM) da Reseva da Marinha do Brasil (MB), aperfeiçoado em Administração de Sistemas e Logística . Oficicial de Logística do RbAm Tridende - R22 ( SALVAMAR BRASIL ), habilitado ao serviço de Oficial de Manobra , participando de inúmeros salvamentos e buscas no litoral sudeste . Oficial de Logística do NDD Rio de Janeiro- G31 , em missões nos EUA , Caribe e Brasil . Capitão Amador

      Tags: MESTRE AMADOR, curso, rio, habilitação

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      Sobre nós


      Somos profissionais apaixonados pelo mar e o tornamos nosso ambiente de “trabalho”. Temos por ele enorme respeito e profunda consciência da necessidade de sua preservação.

      Compartilhamos o propósito de levar nossa experiência de décadas dedicadas às atividades marinheiras, seja em navios da Marinha do Brasil, em navios mercantes ou ainda em barcos de lazer, com aqueles que desejam iniciar ou aperfeiçoar suas habilidades náuticas, com segurança, nesta que é uma das mais antigas artes da humanidade, a Arte de Navegar !

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